Após uma disputa eleitoral marcada por ataques mútuos nas campanhas do PT e do PSDB no segundo turno, a presidente Dilma Rousseff (PT) foi reeleita neste domingo (26) diante do senador mineiro Aécio Neves, candidato do PSDB.

A presidente reeleita disse que quer governar “da forma mais pacífica e democrática”. Ela destacou que está disposta a abrir um grande espaço de diálogo com todos os setores da sociedade para buscar soluções para os principais problemas do país.
Dilma terá agora neste segundo mandato a responsabilidade de realizar as reformas prometidas durante a campanha, entre elas a reforma política.
“Entre as reformas, a primeira e mais importante deve ser a reforma política. Deflagrar essa reforma, que é de responsabilidade do Congresso, deve mobilizar a sociedade por meio de um plebiscito, de uma consulta popular. Somente com um plebiscito nós vamos encontrar a força e a legitimidade para levar adiante este tema. Quero discutir isso com o novo Congresso eleito. Quero discutir igualmente com os movimentos sociais e as forças da sociedade civil”, disse a presidente em seu discurso após ser reeleita.

Dilma obteve 51,64% dos votos e Aécio, 48,36%. A diferença de votos foi de 3,4 milhões. Essa foi a menor diferença de votos em um segundo turno desde a redemocratização do país.
Dilma venceu com os votos decisivos dos eleitores das regiões Norte e Nordeste do país, onde recebeu mais que o dobro de seu adversário na maioria dos estados dessas regiões. Maranhão e Piauí foram os dois estados em que a petista recebeu a maior votação em números proporcionais – 78,76% e 78,3%, contra 21,24% e 21,7% de Aécio Neves, respectivamente.
Na cidade de José de Freitas-PI, Dilma obteve uma das maiores votações do Brasil em termos percentuais. A presidente reeleita obteve 86,7% dos votos válidos dos josedefreitenses, enquanto Aécio ficou apenas com 13,3% dos votos.
Veja os percentuais de Dilma Rousseff em todos os Estados do Nordeste:
Alagoas – 62,12%
Bahia – 70,15%
Ceará – 76,75%
Maranhão – 78,76%
Paraíba – 64,26%
Pernambuco – 70,20%
Piauí – 78,30%
Rio Grande do Norte – 69,96%
Sergipe – 67,01%
Fonte: Tribunal Superior Eleitoral
Da Redação