
Um dos idealizadores do programa Fome Zero, Dom Mauro Morelli, está em Teresina para ministrar um painel no I Seminário Pelos Direitos da Infância. Dom Mauro Morelli é também defensor dos direitos da crianças e adolescentes e engajado na luta contra a exploração sexual de menores.
Em entrevista nesta segunda (23) pela manhã, Dom Mauro Morelli falou sobre a importância de sociedade e governo se mobilizarem para dar estrutura social e educacional a todas as crianças.
“A criança é a bênção da Humanidade. Já passei por muitas coisas na vida, inclusive por um grave acidente em 2003, e coloco a minha vida a serviço dessa causa. Quando uma criança é aviltada, abusada, é a nossa própria dignidade que está sendo atingida. A criança é o elemento mais transformador da sociedade. Quando ela chega, a família tem que repartir com ela. Ela mexe com a nossa sabedoria já fossilizada”, declarou.
Dom Mauro é bispo da Igreja Católica e presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar de Minas Gerais. Ele ministra o painel A Infância e a Violência Globalizada.
Levantamentos mostram que uma criança sofre abuso sexual a cada oito minutos no Brasil. A promotora piauiense Leida Diniz alerta para a importância de disseminar informações sobre como denunciar.
“O número do disque 100 precisa chegar ao maior número de pessoas. É através dele que nós tomamos conhecimento dos casos e assim podemos prestar assistência”, disse a promotora.
Além de Dom Mauro, ministram palestras no seminário a socióloga e pesquisadora Marlene Vaz, Márcio Tadeu Marques, promotor do Maranhão, Rubervan du Nascimento, auditor fiscal do Trabalho, que falará sobre a rota da exploração do trabalho infantil no Piauí.
Fonte: cidadeverde