O Sindicato dos Servidores Municipais de José de Freitas realizou na manhã desta quarta-feira (16), uma manifestação no centro da cidade reivindicando a implementação do Plano de Cargos Carreira e Salários (PCCS) dos Servidores da Educação, o pagamento do piso nacional do salário do professores, o pagamento da ajuda de custo sem atraso e reajuste extraordinário do salário dos vigias. Caso as reivindicações não sejam atendidas os servidores ameaçam paralisar as atividades.

Os servidores da educação se concentraram na sede do Sindicato dos Servidores Municipais (Sismujof), e saíram em caminhada pelas principais ruas e fizeram protestos na frente da Secretaria Municipal de Educação. Em seguida, deslocaram-se para a frente da prefeitura.
A manifestação contou com o apoio da CUT. O presidente do sindicado, Ronaldo Oliveira liderou o protesto seguido por dezenas de servidores. A reclamação do sindicato é que até agora o prefeito não quis negociar com a categoria.
A melhoria na qualidade da educação passa por melhores condições de trabalho de todos os envolvidos no processo, principalmente a questão salarial, que hoje é uma miséria. E em José de Freitas, as reivindicações dos servidores vêm desde o pleito anterior, onde várias paralisações aconteceram e nenhuma surtiu efeito positivo, pois nesta cidade, como em muitas no Brasil afora, os gestores pouco se importam com a questão educacional.
“Deveríamos ter uma lei que obrigasse os gestores, em qualquer esfera, a matricular seus filhos em escolas públicas”, desabafou a professora Maria do Livramento.


2 Comentários
A decadencia do ensino público é o reflexo de políticas públicas equivocadas. A omissão do poder público com a educação faz com que o professor aos poucos va perdendo sua autonomia, e sem ela sente-se desprestigiado, desmotivado, e desestimulado dai o aluno percebe esse desencanto. A situação é um verdadeiro labirinto, a ausencia de atração pela carreira docente soma-se ao desalento do magistério e cria uma lacuna perigosa na formação de outros professores. É inportante ver esses bravos heróis empunhando suas bandeiras em busca de melhores condições de trabalho e principalmente na defesa de sua dignidade.
E QUE NÃO VENHA O EXCELENTÍSSIMO PREFEITO DIZER QUE A GREVE PREJUDICA OS ALUNOS. POIS QUANDO O PROFESSOR TRABALHA NAS PIORES CONDIÇOES POSSIVEIS, QUANDO FALTA PROFESSORES, QUANDO FALTA MATERIAL PARA TRABALHAR, QUANDO O PROFESSOR NÃO ESTÁ MOTIVADO POR FALTA OU ATRASO DE SALÁRIO, ELE NÃO DIZ QUE ISSO ATRAPALHA O ALUNO. É MUITO FÁCIL COLOCAR TODA A RESPONSABILIDADE DO ENSINO NO PROFESSOR, DAR-LHE CONDIÇÕES, NENHUM GESTOR SE EMPENHA. ALÔ PROFESSORES, NÃO DEIXEM QUE O PODER PÚBLICO COLOQUEM VOCÊS CONTRA OS PAIS E ALUNOS. CONSCIENTIZEM OS PAIS E OS ALUNOS DA ENGANAÇÃO QUE É EDUCAÇÃO PARA OS POLÍTICOS: CAMPO DE CONCENTRAÇÃO ONDE SE FABRICA MASSA DE VOTO ALIENADO E CLASSE TRABALHISTA DESQUALIFICADA