Na manhã desta segunda-feira, 13 de julho de 2015, cerca de 20 aprovados no último concurso da Prefeitura de José de Freitas trouxeram cartazes para a frente do Palácio da Cidade reivindicando a imediata nomeação para os cargos para os quais foram aprovados.

O grupo foi recebido pelo secretário de governo Luiz Santiago e pelo prefeito Josiel Batista em seu gabinete. Os aprovados estavam acompanhados do Vereador Alfredo Holanda e da professora Elza Coutinho, que fizeram coro em favor da nomeação. O prefeito prometeu que vai chamar todos os aprovados.

Luiz Santiago, secretário municipal de governo, disse que a prefeitura recebeu uma notificação do Tribunal de Justiça [pedindo a nomeação dos concursados], que foi encaminhada para a assessoria jurídica, sob recomendação do prefeito. Segundo ele, a assessoria tem um tempo para poder se manifestar ao Tribunal de Justiça. Até lá vai ter que esperar.

Os concursados alegam que há muitos bolsistas prestando serviços no município, indicando, portanto, que há necessidades de novas nomeações. Além disso, cobram o cumprimento da sentença proferida pelo juiz Lirton Nogueira Santos da Comarca de José de Freitas-PI, que no dia 25 de junho deste ano, determinou prazo de 30 dias para que o prefeito de José de Freitas, Josiel Batista, nomeasse todos os aprovados para o último concurso realizado pela prefeitura do município.
(Leia matéria relacionada: Juiz dá prazo de 30 dias para prefeito Josiel Batista nomear concursados em José de Freitas)
Na reunião, o prefeito Josiel dá sua palavra que vai convocar todos os aprovados no concurso, mas alega que a prefeitura está sem condições de fazer novas contratações. Ele disse que fez o concurso a pedido da secretária de educação. “Se ela [secretária de educação] solicitou (sic). Nem que ela se lasque pra pagar. Eu fiz minha parte [realizando o concurso]”, disse o prefeito.
Josiel Batista disse ainda que vai fazer o Curso de Formação para a Guarda Municipal. Segundo ele, já teria conversado com o secretário estadual de segurança Fábio Abreu sobre o caso, pois trata-se de um curso muito caro, e este prometeu ajudar a prefeitura.
Da Redação Imagens cedidas pelo grupo de concursados
2 Comentários
O que a Elza Coutinho tem haver com manifestação de concursados, será que ela quer uma vaga sem fazer concurso? Já está fedendo o Sr. Alfredo e sua esposa, tudo eles estão metidos. Talvez falta serviço pra eles…
Creio que esta seja a posição coerente de um vereador. Estar do lado de quem realmente tem o direito de reivindicar por está tendo seus direitos negados. Infelizmente esta não é uma prática constante dos políticos locais, que se restringem a ficar no anonimato recebendo o seu valioso salário, fruto do nosso suor, e reaparecem no período eleitoral.Não vejo nenhum absurdo esta senhora, como cidadã, está participando deste momento. Esta atitude, pelo contrário, é louvável. Contraditório sim é ver uma posição de submissão manifestada por alguém que se diz ter a cidade no coração e vê-la definhando em meio à violência e aos desmandos. O momento agora é de se estar unindo as forças populares para um constante empoderamento deste povo. Isso só será possível quando o povo se conscientizar de que não é se contentando com um “empreguinho” aqui, uma “carrada de areia” ali que iremos desenvolver-nos. Mas sim, devemos ser conscientes de que é com educação de qualidade que adquiriremos potencialidade para vencer estes desmandos, a violência e a corrupção que hoje paira em José de Freitas.