Com as dificuldades geradas pela falta de apoio da Prefeitura Municipal de José de Freitas-PI, muitas escolas públicas municipais estão fazendo listas de material escolar para os pais de alunos. O material, que seria utilizado no apoio pedagógico dos professores em suas aulas, está em falta nas escolas, prejudicando principalmente as séries iniciais, que é a base da educação.

Sobre o assunto, uma matéria foi veiculada ao meio de dia de hoje, 22 de fevereiro de 2016, pela TV Clube, afiliada da Rede Globo no Piauí. O repórter Marcos Teixeira, ouviu representantes de pais de alunos e do sindicato. Ninguém da secretaria de educação quis se pronunciar. O secretário de administração Cláudio Silva falou em nome da prefeitura. O Promotor de Justiça Flavio Teixeira também foi procurado pela reportagem e disse que vai se inteirar melhor sobre a denúncia.

O pai de aluno Jucélio Ferreira, que estava com uma lista de material escolar nas mãos contendo onze itens, entre eles resma de papel, cola, pincel, tinta guache, massa de modelar e até brinquedo, disse que se tivesse condição de comprar material escolar não teria matriculado seu filho numa escola pública. Além dele, mais de 200 pais de alunos de uma única escola receberam a lista de material.

Segundo professores, todo o material utilizado por eles para organizar as salas de aulas para recepcionarem os alunos no início do ano letivo, ou foi comprado pelos próprios docentes ou foi doado por terceiros.

A presidente do sindicato dos servidores municipais, professora Carminha Alves, denuncia que algumas escolas estejam fazendo bingos para arrecadar recursos para ajudar nas despesas com material escolar.

A situação é a mesma em todas as escolas municipais. Não há nenhum material de uso didático fornecido pelo poder público. Todo esse material era adquirido com o repasse do PDDE, que varia de acordo com o número de alunos matriculados.
Para o secretário de administração Cláudio Silva, essa situação era desconhecida, uma vez que, segundo ele, as escolas não solicitaram nenhum material escolar à prefeitura. Ele disse que os recursos do programa federal Dinheiro Direto na Escola- PDDE, estão atrasados por falta de prestação de contas de algumas escolas.
O PDDE é um programa do governo federal que presta ajuda financeira às escolas públicas de todo o país, objetivando a melhoria da infraestrutura física e pedagógica das escolas e o reforço da autogestão escolar nos planos financeiro, administrativo e didático, de modo que contribua para elevar os índices de desempenho da educação básica.
Para saber qual o valor exato do PDDE de cada escola da rede municipal no ano passado, 2015, acesse o link: PDDE 2015 das Escolas da Rede Municipal, ano 2015.

No site da transparência do governo federal, pode-se constatar que somente no ano de 2015 a Prefeitura Municipal de José de Freitas recebeu R$ 232.600,00 (duzentos e trinta e dois mil e seiscentos reais) de recursos do PDDE através de 36 unidades executoras.
Da Redação Fonte: TV Clube