Escola Padre Sampaio promove palestra anti-drogas

A escola estadual Padre Sampaio, localizada na Rua Hugo Napoleão, no centro de José de Freitas, promoveu na última quinta feira (17), uma palestra anti-drogas para seus alunos e funcionários, com o tema “álcool e outras drogas: causas e consequências para usuários”.

Padre Sampaio

A palestra aconteceu no teatro Barítono Raimundo Pereira a partir das 15 horas e contou com dois palestrantes, o comandante da Guarda Municipal de José de Freitas, João Carlos Cunha, que falou sobre os tipos de drogas e seus efeitos nocivos para os usuários e suas famílias, e o jovem estudante de direito João Pedro Fontinele, que falou sobre a legislação criminal que rege os traficantes e usuários de drogas, com suas implicações, penas e punições para os envolvidos.

SAM 4208
Equipe organizadora

A atividade faz parte do “Mais Educação”, que é um programa de ação intersetorial entre as políticas públicas educacionais e sociais, visando promover a ampliação do tempo de permanência dos alunos na escola, procurando proporcionar vivência e experimentação desses alunos no tocante a questões relacionadas à prevenção da saúde, e mantendo-os longe de situações de risco.

A palestra foi organizada pela direção da escola, através do Programa Mais Educação, em parceria com o PSE (Programa de Saúde na Escola), coordenado na cidade pela enfermeira Conceição Ferreira.

“À medida do possível estamos tentando fazer o nosso papel, que é formar os jovens não só para o mundo, através do trabalho, mas também para a vida, como cidadãos, mantendo-os longe de tudo que é ruim, incluindo as drogas. Isso reflete diretamente no bom rendimento e desempenho do aluno na escola”, pontuou a diretora da escola Padre Sampaio, professora Socorro Ferreira.

SAM 4204
Professora Socorro Ferreira com colaboradoras

Para a coordenadora do PSE, enfermeira Conceição Ferreira, atividades como essas são essenciais e tem um reflexo positivo relevante na formação dos alunos e no combate à violência. Ela adiantou ainda que está a disposição para colaborar com outras escolas que queiram promover atividades como essa. Para ela “atividades como essa são de suma importância e deviam ser mais promovidas por todas as escolas. Isso teria, a médio e longo prazo, um efeito enorme no combate à violência, o que refletiria na melhora da qualidades de vida de todos nós”, finalizou.

Veja Imagens da Palestra:

SAM 4194
Palestrante GCM João Carlos Cunha
SAM 4188
Palestrante João Pedro
SAM 4198
Enfermeira palestrante

Enfermeira falando sobre as implicações das drogas na saúdeSAM 41731SAM 41751SAM 41761SAM 41771SAM 41791SAM 41801SAM 41811SAM 41821SAM 41841SAM 41851SAM 41861SAM 41871SAM 41891SAM 41971SAM 42011SAM 42021SAM 42031SAM 42051

Da Redação com informações e fotos da direção da escola