A cidade de José de Freitas enfrentou um longo período de interrupção no fornecimento de energia elétrica neste sábado (17), causando diversos transtornos à população e ao comércio local. A falta de energia teve início por volta das 8h da manhã e só foi totalmente restabelecida por volta das 17h, totalizando quase 10 horas de apagão.
O apagão foi causado por um trator que trabalhava na reforma da PI-115, nas proximidades da comunidade Meruoca, zona rural do município. A máquina colidiu com um poste de grande porte ocasionando a queda de mais dois, pertencentes à linha de alta tensão que alimenta a subestação de energia de José de Freitas, provocando a queda da estrutura e a interrupção do fornecimento para toda a cidade.

Equipes da Equatorial Energia foram acionadas e mobilizadas imediatamente para realizar a substituição dos postes danificados e efetuar os reparos nos cabos de alta tensão. A operação demandou várias horas de trabalho intenso e técnico.

Durante o apagão, os moradores enfrentaram falta de água, devido à paralisação do sistema de bombeamento, além de prejuízos em diversos setores do comércio, especialmente em estabelecimentos que dependem de refrigeração ou pagamentos eletrônicos.
A energia foi gradualmente restabelecida por volta das 17h, devolvendo a normalidade ao cotidiano da população. Muitos moradores, no entanto, cobraram mais responsabilidade nas obras realizadas nas rodovias da região, a fim de evitar incidentes como este.
Da Redação