A bola e a quadra deram a vez, agora, para os jogos de mesa nos XVI Jogos Escolares de José de Freitas-PI. A dama, o dominó, o baralho e o xadrez foram o grande destaque nesta terça- feira no Poliesportivo Mestre Eva, onde várias escolas participaram dos jogos de salão.

No dominó feminino, as representantes da Escola Francisco Camilo não compareceram à quadra de jogo. Sendo assim, as alunas do Colégio Mérito D’martonne fizeram a grande final do Dominó da competição. As finalistas foram Victória Maria e sua colega de escola Ynara Maria, sendo que a atleta Victória ficou com a Medalha de Ouro após vencer sua colega pelo score de 3 x 1, na melhor de cinco. A atleta Ynara ficou com a medalha de Prata.

Já no dominó masculino, quem levou a melhor foi a dupla da Escola Miguel Saraiva formada pelos alunos Francisco das Chagas e José Maria, que ficou com a medalha de ouro, depois de vencer por 2 a 1 na disputa com a dupla Daniel e Antonio Marcos, da Escola Antonio Florêncio, que ficou com medalha de prata. A dupla do Colégio Mérito D’martonne, Anderson e Filipe, ficou com a medalha de bronze.

Nos jogos de damas, depois de desbancar todos os seus adversários, o atleta José Francisco, da Escola Filomena Alves, ficou com a medalha de ouro, sendo que a medalha de prata ficou com o atleta da Escola Antonio Florêncio, Paulo Henrique e a medalha de bronze ficou com o atleta da Escola Tia Amélia, Francisco José.

Na disputa de baralho, os jogos foram bem emocionantes e, só depois de vários jogos, pode se chegar à dupla vencedora. E quem levou a melhor foi a dupla da Escola Agrotécnica Firmo Cunha, que ficou com a cobiçadíssima medalha de ouro com os atletas Francisco Vinicius e Francisco Reis. A medalha de prata ficou com os atletas da Escola Miguel Saraiva, Francisco das Chagas e José Maria. O bronze ficou com a dupla Anderson Felipe e Acelino Alves, da Escola Ferdinand Freitas.

Mas o melhor ficou reservado para os jogos de xadrez. Até se chegar aos semifinalista foi uma verdadeira e cansativa caminhada por parte dos atletas, e porque não dizer, dos juízes, que lá estavam auxiliando nos jogos, merecendo destaque o Professor Cleiton, que muito colaborou com a organização do evento.

Foram mais jogos sensacionais até se chegar ao grande vencedor. Se destacou o jovem Renato Almeida, do 8º ano da Escola Tia Amélia, que despontou como um dos favoritos à medalha de ouro. Mereceu destaque, também, o jovem Matheus Medeiros, que lutou até o fim, em uma das semifinais, mas, no fim, foi derrotado na semifinal pelo atleta Renato Almeida.
Na outra semifinal o atleta Anderson Coutinho, do Educandário Santo Elias, levou a melhor contra Francisco Alves, do Ferdinand Freitas, e disputou com Renato a medalha de Ouro.
Mas, o favoritismo de Renato Almeida se concretizou e, em apenas 3 minutos, ele desbancou Anderson Coutinho e ficou com a cobiçada medalha de ouro. Na disputa pelo bronze, o jogo foi mais complicado. A disputa foi entre os atletas Matheus Medeiros e Francisco Alves, ambos da Escola Ferdinand Freitas. A partida terminou empatada, e como já estava muito tarde, a partida desempate ficou para outro dia.
Da Redação Fonte e imagens: Norte a Norte/Pretinho