Por Jayranne Melo
O cenário de uma das festas mais tradicionais da cidade de José de Freitas, no Piauí, está diferente em 2020. Não existem barraquinhas colocando à venda produtos de diversas categorias, que ficavam localizadas ao redor da Praça central e até mesmo o tradicional parque de diversão. Também não há o vai e vem de pessoas devotas no entorno da Paróquia de Nossa Senhora do Livramento, igreja Matriz da padroeira da cidade.

A pandemia do novo coronavírus (covid-19), que mudou a rotina e impôs novos protocolos de distanciamento e higiene também impactou as comemorações dos festejos. A festa, que iniciou no dia 05 de Agosto, seguiu até dia 15, dia da santa e, pela primeira vez, não teve procissão, para evitar aglomerações.

Mesmo sem aglomerações, a Paróquia de Nossa Senhora do Livramento realizou uma belíssima festa de encerramento, com missa e coroação de Nossa Senhora do Livramento. A missa foi celebrada pelos Párocos Gilcimar de Lima Machado e Antônio Primo.
Em agradecimentos, o Padre Gilcimar enalteceu o trabalho da PASCOM, às pessoas envolvidas na campanha ” Uma Rosa para Nossa Senhora “, ao Casal Dr. Célio e Zoeli, Prefeitura Municipal de José de Freitas, também todos aqueles que direto e indiretamente contribuíram para a realização desta tradicional festa.

O Padre também destacou e homenageou todos os profissionais de Saúde que neste momento lutam por vidas, confortam famílias e dedicam todo o seu tempo para salvar pacientes enfermos, em destaque pacientes de COVID-19.
Todos os cuidados foram tomados dentro da igreja. Ao entrar, os fiéis têm acesso a álcool em gel, no interior do templo, os bancos têm marcações para que o distanciamento recomendado pelas autoridades de saúde seja obedecido seguindo todos os protocolos de higienização.
No final da Novena houve uma linda apresentação com a presença de todos os Príncipes e Princesas do Festejo, e logo em seguida a coroação da Santa.Também será realizado o Leilão on-line transmitido pela PASCOM-PNSL no Facebook.